O que são as Linhas de Cuidado ?

O que são as Linhas de Cuidado?

As linhas de cuidado correspondem à organização de atenção para temas prioritários, com direcionalidade a partir da Atenção Primária à Saúde. No estado de SP, vêm sendo discutidas como forma de orientação programática no processo de descentralização e regionalização da saúde, tendo em vista grupos estratégicos e agravos prevalentes.

Por que criar uma Linha de Cuidado em Saúde para a Adolescência e Juventude?

Diante da ausência de uma Linha de Cuidado para Adolescência e Juventude no SUS-SP (LC A&J SUS-SP) e com base em critérios de saúde pública, percebeu-se a necessidade de conhecer, aprimorar e articular o trabalho realizado na rede de serviços que assiste essa população. A relevância da organização de uma linha de cuidado para a saúde de adolescentes e jovens, enquanto grupo populacional e a partir da perspectiva da saúde pública está em critérios de magnitude dos problemas de saúde, mas sobretudo no impacto social e na permeabilidade desse grupo às ações de promoção da saúde. A contemplação desse desafio requer a busca da integralidade, incluindo a relação entre os níveis de atenção à saúde e intersetorial em cada região, o trabalho interprofissional e interdisciplinar e a adoção de tecnologias para o cuidado integral, que considerem os adolescentes e jovens como sujeitos participantes.

Quem compõe essa rede?

Os pontos de atenção da rede mapeados pelo projeto são: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Casas do Adolescente, Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAEs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades ou ambulatórios de atenção especializada a adolescentes em hospitais.

Quais as etapas previstas no projeto?

 

1

Diagnóstico sobre saúde na adolescência e na juventude em SP e identificação de pontos da linha de cuidado: QUESTIONÁRIO

2

Elaboração de propostas para a linha de cuidado e consulta a experts, profissionais, gestores, adolescentes e jovens.

3

Implementação de experiência piloto da linha de cuidado em três regiões de saúde selecionadas

4

Recomendações para implementação da política no estado de SP

5

Combinações institucionais e pactuações

6

Desenvolvimento de indicadores para monitoramento e avaliação

2018 © Todos os direitos reservados